Pular para o conteúdo principal

Atenção: Competência 2

Recomendações:

  •  Leia com atenção a proposta de redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado;
  •  Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentadas apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade;
  • Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema;
  • Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e como defendê-lo;
  • Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto;
  • Desenvolva o tema de forma consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto do texto;
  • Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal. Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim;
  • Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo;
  • Evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto;
  • Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar de seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.
fonte: https://www.redacaoperfeita.com/redacao-para-concursos/enem-criterios-de-correcao-da-redacao-competencia-2


Click Aqui para baixar Proposta de Estrutura (destacando Competência 2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARCADORES DO DISCURSO - ótimo auxílio

REDAÇÃO UFU

REDAÇÃO Na prova de Redação será avaliada a capacidade de o candidato produzir textos em diferentes gêneros: notícia, relato, carta argumentativa (carta de solicitação, carta de reclamação, carta aberta), editorial, texto de opinião, resumo. O candidato deverá produzir seu texto em prosa, sem diálogos, atendendo aos seguintes aspectos: • pertinência em relação ao assunto desenvolvido; • clareza, progressão de ideias, coerência e coesão; • adequação à norma urbana de prestígio; • construção de paráfrases a partir dos textos motivadores; • estruturação adequada do gênero selecionado; • fidelidade à proposta, evidenciando leitura dos textos motivadores; • domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista clareza e precisão expressivas. O texto, portanto, deverá ser redigido de acordo com uma das três situações apresentadas na prova e o candidato deverá ser capaz de, minimamente, selecion...

Aula 11: Gravidez na Adolescência

Gravidez na adolescência é tema de oficina com especialistas e adolescentes Brasília, 9 de novembro de 2015 – Para compreender as causas e determinantes da gravidez na adolescência no Brasil e levantar informações que contribuam para a implementação efetiva de políticas públicas que promovam a saúde sexual e reprodutiva nessa fase da vida, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Instituto de Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA) realizarão nos dias 10 e 11 de novembro, no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília, a oficina Gravidez na Adolescência – vozes de adolescentes e especialistas. No evento, adolescentes e especialistas estarão em diálogo para problematizar o fenômeno da gravidez na adolescência no País, buscando compreender contextos, circunstâncias, motivações e suas implicações nas trajetórias de vida e nos resultados das políticas públicas. Por meio de uma abordagem centrada nos direitos humanos, partici...